EVANGELIZE JÁ Logo

O segredo do Estudo Bíblico e a Energia da Fé

Estudo Bíblico e a Energia de Fé
Seta

A fé forte e saudável é produzida pelo Espírito Santo através das escrituras, do estudo bíblico. De acordo com o Apóstolo Paulo:

Consequentemente, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo.

Romanos 10:17

Considerando o contexto, a palavra ouvir aqui se refere a ouvir a pregação evangelística. 

A palavra de Deus que converte

Paulo diz que os pecadores são convertidos a Cristo porque a luz espiritual do evangelho glorioso penetra em seus corações obscuros. 

Vamos ler dois textos: (Romanos 10:13-17 e 2 Coríntios 4:3-4)

porque “todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”.

Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não houver quem pregue?

E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: “Como são belos os pés dos que anunciam boas novas! “

No entanto, nem todos os israelitas aceitaram as boas novas. Pois Isaías diz: “Senhor, quem creu em nossa mensagem? “

Consequentemente, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo.

Romanos 10:13-17
o segredo do estudo bíblico e a Energia da Fe

Mas se o nosso evangelho está encoberto, para os que estão perecendo é que está encoberto.

O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.

2 Coríntios 4:3,4

Estudo bíblico como crescimento

Muitas vezes esses textos são utilizados apenas para falarmos da conversão de novos crentes.

Mas, no sentido geral, também pode se referir à atenção sincera à palavra de Deus. 

Assim, quando um cristão lê e estuda a Bíblia, sua capacidade de confiar no Senhor também cresce. 

Mas como isso está acontecendo? Isso é apenas algum tipo de condicionamento psicológico feito pelo pensamento positivo? 

Não, ao contrário, esta é uma obra espiritual do Espírito Santo no coração. 

Ebook de Evangelismo Gratis

A Bíblia e o Espírito Santo de Deus

Devemos entender que a Bíblia é inspirada por Deus (2 Tm 3:16).

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça,

2 Timóteo 3:16

É um livro sagrado e sobrenatural porque o Espírito Santo, que é o autor divino de sua gramática, proposições, relações lógicas, estilo literário e intenção, está trabalhando nele. 

É claro que as pessoas no mundo são céticas sobre a origem e a natureza sobrenaturais da Bíblia. 

Eles não experimentam sua verdade sobrenatural porque o Espírito Santo não está em seus corações (1 Coríntios 2:12-14). 

Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, mas sim o Espírito que provém de Deus, a fim de compreendermos as coisas que nos foram dadas gratuitamente por Deus;

as quais também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito Santo, comparando coisas espirituais com espirituais.

Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.

1 Coríntios 2:12-14

Energização da Fé pela Palavra de Deus

Mas para um cristão, a Bíblia é um livro sagrado e vivo porque através dela, ele ouve a voz de Deus. 

Assim, cada vez que ele medita sobre suas palavras, sua fé é energizada porque o Espírito Santo fala a todo o seu ser. 

Por meio das Escrituras, o Espírito pode fortalecer sua afeição (coração) pelas coisas santas (Efésios 3:14-17). 

Por essa razão, ajoelho-me diante do Pai,

do qual recebe o nome toda a família nos céus e na terra.

Oro para que, com as suas gloriosas riquezas, ele os fortaleça no íntimo do seu ser com poder, por meio do seu Espírito,

para que Cristo habite em seus corações mediante a fé; e oro para que vocês, arraigados e alicerçados em amor,

possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade,

e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus.

Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós,

a ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre! Amém!

Efésios 3:14-21

A transformação da mente e o estudo bíblico

Quando a afeição é fortalecida, então sua atenção (mente) recebe determinação para se concentrar na realidade espiritual (Cl 3:1-2). 

Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus.

Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas.

Colossenses 3:1,2

A força para o evangelismo

E, finalmente, quando o coração e a mente são energizados pelo Espírito, então o crente se torna evangelisticamente forte e saudável ao viver sua fé em Cristo com confiança e inteligência. João disse:

Filhinhos, eu lhes escrevi porque vocês conhecem o Pai. Pais, eu lhes escrevi porque vocês conhecem aquele que é desde o princípio. Jovens, eu lhes escrevi, porque vocês são fortes, e em vocês a Palavra de Deus permanece e vocês venceram o Maligno.

1 João 2:14

Fica meu forte abraço, Lembre-se Evangelize já! Um jeito de viver.

Deseja Conhecer “as Poderosas chaves do Verdadeiro Evangelismo”? FAÇA O DOWNLOAD DO NOSSO EBOOK GRÁTIS, CLIQUE AQUI

Fique na Paz de Cristo Jesus.

Lidia Stateri


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *