EVANGELIZE JÁ Logo

O que é Evangelismo? Tipos de Evangelismo

respostas biblicas O que é evangelismo
Seta

Evangelismo é o ato de compartilhar o evangelho ou boas novas por palavras e ações. Embora nem sempre seja fácil, o evangelismo é uma parte importante de ser cristão. E, como cristão, você deve evangelizar do seu jeito.

Quando falamos sobre evangelismo, muitas vezes pensamos em sair e pregar para as pessoas. Mas o evangelismo é mais do que isso. Trata-se também de alcançar os outros e compartilhar o evangelho através de diversas formas, métodos e estratégias.

O que é evangelismo Tipos de Evangelismo
PLANO DE SALVAÇÃO PARA IMPRIMIR EM PDF (5)

O evangelismo com diferentes “caras”

Veja, o evangelismo pode significar coisas diferentes para pessoas diferentes. Para alguns, pode significar simplesmente compartilhar o evangelho com outras pessoas através de posts no Instagram. 

Evangelismo como trabalho de justiça social

Para outros, evangelismo pode significar engajar-se no trabalho de justiça social. 

Um exemplo bíblico para nós encontra-se em Atos 9:36-42. Neste texto vemos Dorcas como uma mulher que praticava boas obras, e este era o método dela de evangelização. Espalhar o amor de Deus por obras sociais. E ela fez muita diferença na vida de algumas pessoas.

Diferentes caras para o mesmo objetivo

E ainda, outros podem ver o evangelismo como uma maneira de viver uma vida totalmente dedicada a Deus.

Veja, evangelismo criativo, evangelismo de rua, evangelismo infantil, evangelismo nas praças, todos são “caras” diferentes para o mesmo propósito. Alguns como metodologias e outros como formas de evangelismo.

Assim, não há resposta errada, desde que você seja apaixonado por compartilhar o evangelho com os outros e esteja disposto a se envolver em diferentes formas de evangelismo.

Ebook de Evangelismo Gratis

Qual é o significado da Palavra Evangelismo?

Evangelismo tem a origem na palavra Evangelho (euangelion) que significa “boas novas”. 

E enquanto o evangelismo pode significar coisas diferentes para pessoas diferentes, como já vimos, tudo se volta para as boas novas de Jesus Cristo.

Vamos espalhar as boas novas de Cristo

Jesus é a Boa Nova. A boa notícia é que Jesus veio à terra para morrer pelos nossos pecados. Ele derrotou o pecado, o poder da morte e a sepultura. Jesus ressuscitou dos mortos e nos deu a vida eterna. Ele é o único caminho para Deus, e ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente.

Jesus veio para nos falar sobre si mesmo. Ele ensinou que somos pecadores que precisam de um Salvador. E ele ensinou que veio para perdoar nossos pecados e nos salvar de nossos pecados. Ele esperava que o seguíssemos, acreditássemos em seu nome e o obedecêssemos.

Então, quando você compartilha as boas novas de Jesus Cristo, você está fazendo evangelismo. Não é um evento, é uma vida dedicada a Cristo.

A BIBLIA COMENTADA RODRIGO SILVA AULA GRATIS

O que é evangelismo e qual é o seu propósito?

Evangelismo, como vimos, é o ato de compartilhar sua fé com os outros. Pode ser feito pessoalmente, online ou de qualquer outra forma. 

O evangelismo tem muitos propósitos, incluindo alcançar pessoas que podem não ter ouvido o evangelho, crescer a igreja e discipular novos crentes.

Evangelismo é o ato de trazer pessoas ao cristianismo e instruí-las. O evangelismo é uma parte vital da fé cristã e tem muitos propósitos.

O propósito segundo Darrel W Robinson

Gosto muito da metodologia criada por Darrel W Robinson, que fala dos três Es:

  • Exaltar o Salvador, como cabeça da Igreja;
  • Equipar os Santos, ensinando a viver a vida de Cristo e estender aos outros;
  • Evangelizar o pecador, como consequência de Exaltar o Salvador e estar Equipado.

Assim, esta tríade é o propósito do evangelismo.

Curso Como Fazer seu Próprio Planner Devocional PV - Transforme totalmente a sua vida com um Planner Devocional Personalizado
Recursos para evangelismo

Por que o evangelismo é tão importante?

Evangelismo é uma das coisas mais importantes que você pode fazer como cristão. Não se trata apenas de sair e pregar para as pessoas, mas também de ser um exemplo vivo de Jesus Cristo. 

Assim como você não gostaria que seus amigos ou familiares se percam, você também não quer que as pessoas ao seu redor não experimentem da graça e da misericórdia salvífica de Deus.

Você, quando ligado em Deus, sabe que Ele ama a todos indistintamente, assim você também passa a desejar que todos tenham uma experiência poderosa com Deus, e isso começa com o evangelismo.

E o que é evangelizar?

O arcebispo britânico William Temple, nos dias da Segunda Guerra Mundial, disse: “evangelizar é assim apresentar Jesus Cristo no poder do Espírito Santo que homens e mulheres virão para colocar sua fé em Deus por meio dele, para aceitá-lo como seu Salvador e para servi-Lo como seu Rei na comunhão de Sua igreja”.

O evangelismo não apenas salva as pessoas de seus pecados, mas também as leva a um relacionamento com Deus.

Quando alguém se torna cristão, recebe um novo propósito na vida. Eles não são mais apenas indivíduos que passam pelos movimentos da vida, mas eles receberam uma nova identidade. Eles são chamados a seguir Jesus Cristo e viver de acordo com seus ensinamentos.

Recursos para evangelismo

O que a Bíblia diz sobre Evangelismo?

A Bíblia ordena que os cristãos evangelizem ou compartilhem as boas novas de Jesus Cristo com outros.

Mateus 28:19-20 – A grande comissão

Em Mateus 28:19-20, Jesus diz: “Portanto ide, fazei discípulos a todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo, ensinando-lhes a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado. E eis que eu estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos.”

Veja a instrução de Jesus é para seus discípulos e discípulas.

Romanos 10:14-17 – Chamados à compartilhar

O apóstolo Paulo também escreveu sobre evangelismo em sua carta aos Romanos (10:14-17). Ele disse que o propósito de Deus ao enviar Jesus era salvar as pessoas de seus pecados e trazê-las ao arrependimento. Como resultado, Paulo instruiu os cristãos a sair e pregar o evangelho a todos que encontrassem.

Mas como invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão, sem haver quem pregue?

E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: “Como são agradáveis os pés dos que anunciam as boas novas!”

Mas nem todos obedeceram ao evangelho, pois Isaías diz: “Senhor, quem creu na nossa pregação?”

Portanto, a fé [vem] pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo.

Romanos 10:14-17

Assim, o apóstolo Paulo gasta tempo instruindo a igreja primitiva sobre a necessidade desesperada de evangelismo para que todos possam ser salvos. 

Atos 1:8 – Testemunhas no Poder do Espírito

“Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra”

Atos 1:8

Veja verdades importantes aqui: temos o poder de testemunhar, somos movidos pelo Espírito Santo de Deus, testemunhando em qualquer lugar, seja perto ou longe.

Atos 8:26-40 – Guiados pelo Espírito de Deus para anunciar as boas novas

O Espírito Santo levou Filipe a abordar um importante oficial etíope que estava andando em sua carruagem para o sul em uma estrada deserta em direção a Gaza. Filipe obedeceu e, quando ouviu o oficial lendo o livro de Isaías, usou isso para iniciar uma conversa que acabou levando a compartilhar as boas novas com o homem – que acreditou e foi batizado.

Outras passagens

Existem inúmeras passagens bíblicas que falam sobre evangelismo, e que nos instruem ao testemunho usando diversos métodos e formas de evangelizar.

Uma visão cristocêntrica da bíblia nos leva a “ver” e “ouvir” os gemidos da humanidade clamando pelo Cristo ressurreto, que nos levam a compartilhar as “boas novas” em tempo e fora de tempo, como aconselha o apóstolo Paulo.

APROFUNDE SUA COMUNHÃO COM DEUS Planner Devocional

Quais os tipos de evangelismo?

Evangelismo é o ato de compartilhar sua fé com outras pessoas. Pode ser feito pessoalmente, nas ruas, em eventos, de porta em porta, na igreja, em escolas e faculdades, ou pela internet.

Existem muitos tipos de evangelismo, mas todos eles têm uma coisa em comum: eles tentam compartilhar a mensagem do Evangelho com os outros.

De forma geral, temos os tipos de evangelismo em massa, em grupo e pessoal.

Evangelismo em Massa

A evangelização em massa não é uma estratégia moderna; é um modelo bíblico. Vemos isso repetidamente no ministério de Jesus Cristo. Então, vemos o sucesso contínuo do mesmo modelo no Livro de Atos. A pregação de Pedro no dia de Pentecostes, onde 3.000 pessoas foram adicionadas à Igreja, é um exemplo adequado (Atos 2), assim como a campanha de Filipe em Samaria (Atos 8).

Veja, essa é uma forma passiva, onde alguém ou um grupo, entrega as boas novas do evangelho sem interação com aquele que recebe. Não existe diálogo.

Evangelismo pessoal 

A evangelização pessoal é o ato de compartilhar o evangelho a indivíduos. Isso pode ser feito pessoalmente, por telefone ou online. 

É importante lembrar que a evangelização pessoal não deve ser feita de maneira agressiva. Em vez disso, deve ser uma abordagem humilde e gentil que construa relacionamentos.

A chave do evangelismo pessoal é criar pontes e quebrar as barreiras, para levar a pessoa até Cristo.

Assim, no evangelismo pessoal existe um diálogo, onde ouvimos e vemos as necessidades individuais e compartilhamos as boas novas guiados pelo Espírito Santo de forma privada.

Recursos para evangelismo

Todos os cristãos devem evangelizar?

Talvez você tenha medo, ou seja inseguro, insegura, mas a resposta a esta questão é bem simples. Todos os cristãos devem evangelizar!

Uma grande responsabilidade que deve ser cumprida

Evangelismo é uma grande responsabilidade, mas pode ser difícil compartilhar sua fé, principalmente com alguém que não parece interessado.

O mundo está cheio de pessoas que não acreditam em Deus ou na Bíblia, e muitas vezes têm pouca consideração pela religião. Eles podem não querer ouvir a mensagem do Evangelho, ou podem não saber que há necessidade da mensagem do Evangelho na vida delas.

Atos e palavras

A maneira mais simples é viver uma vida cheia de Deus e compartilhar o evangelho pela sua vida em atos e palavras.

Barreiras que devem ser quebradas

Mesmo que haja barreiras como o medo, timidez, falta de ânimo, não saber por onde começar, não ter as palavras certas, vergonha de zombarem de você, medo de perseguição, medo de ser inadequado.

Tudo isso pode ser quebrado com o poder do Espírito Santo de Deus e o conhecimento das escrituras.

Conclusão

Assim, convido você a baixar nosso livro gratuito “as poderosas chaves que abrem as portas do verdadeiro evangelismo” e caminhar um pouco mais para “destravar” seu evangelismo.

Clique aqui para fazer o download do ebook grátis.

Fica meu forte abraço, e que Deus abençoe poderosamente a sua vida.

O tempo é agora! O agente é você! Evangelize já!

Lidia Stateri

Pin Planner devocional O que é e sua importância

2 respostas para “O que é Evangelismo? Tipos de Evangelismo”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *