EVANGELIZE JÁ Logo

O Segredo do Estudo Bíblico e Verdadeira Espiritualidade

Estudo Bíblico e a Verdadeira Espiritualidade
Seta

A Bíblia é uma revelação da história redentora de Deus em Cristo Jesus e apenas ela provém a verdadeira espiritualidade, mas como?

Quando lemos e estudamos a Bíblia com a finalidade de evangelizar, o Espírito Santo nos dá a verdadeira espiritualidade.

Aprendendo com os cristãos em Gálatas

Por exemplo, quando os cristãos em Gálatas foram enganados pelos ensinamentos legalistas dos judeus, Paulo os lembrou fortemente que o Espírito Santo não está operando de maneira legalista (Gl 3:1-14). 

Ó gálatas insensatos! Quem os enfeitiçou? Não foi diante dos seus olhos que Jesus Cristo foi exposto como crucificado?

Gostaria de saber apenas uma coisa: foi pela prática da lei que vocês receberam o Espírito, ou pela fé naquilo que ouviram?

Será que vocês são tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, querem agora se aperfeiçoar pelo esforço próprio?

Será que foi inútil sofrerem tantas coisas? Se é que foi inútil!

Aquele que lhes dá o seu Espírito e opera milagres entre vocês, realiza essas coisas pela prática da lei ou pela fé com a qual receberam a palavra?

Considerem o exemplo de Abraão: “Ele creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça”.

Estejam certos, portanto, de que os que são da fé, estes é que são filhos de Abraão.

Prevendo a Escritura que Deus justificaria pela fé os gentios, anunciou primeiro as boas novas a Abraão: “Por meio de você todas as nações serão abençoadas”.

Assim, os que são da fé são abençoados juntamente com Abraão, homem de fé.

Já os que são pela prática da lei estão debaixo de maldição, pois está escrito: “Maldito todo aquele que não persiste em praticar todas as coisas escritas no livro da Lei”.

É evidente que diante de Deus ninguém é justificado pela lei, pois “o justo viverá pela fé”.

A lei não é baseada na fé; pelo contrário, “quem praticar estas coisas, por elas viverá”.

Cristo nos redimiu da maldição da lei quando se tornou maldição em nosso lugar, pois está escrito: “Maldito todo aquele que for pendurado num madeiro”.

Isso para que em Cristo Jesus a bênção de Abraão chegasse também aos gentios, para que recebêssemos a promessa do Espírito mediante a fé.

Gálatas 3:1-14

Estudo Bíblico e a Verdadeira Espiritualidade

O Estudo Bíblico com a luz errada

Os gálatas começaram a interpretar as Escrituras e sua vida cristã com base no desempenho religioso em vez da verdade do Evangelho. Assim, Paulo diz em Gálatas 3:2:

Gostaria de saber apenas uma coisa: foi pela prática da lei que vocês receberam o Espírito, ou pela fé naquilo que ouviram?

Gálatas 3:2

Esse é o terreno perigoso que os gálatas trouxeram. 

Sua perspectiva de espiritualidade tornou-se legalista em vez de orientada para a graça. 

Isso aconteceu porque sua leitura das escrituras foi afetada pelo judaísmo. 

O Estudo Bíblico e verdadeira espiritualidade

Portanto, é muito importante que na leitura da Bíblia a abordemos com lentes evangelísticas. 

A leitura da Bíblia não é suficiente porque podemos lê-la em nosso próprio caminho de justiça própria. 

A luz orientadora do Evangelho é crucial em nossa leitura. 

Ebook de Evangelismo Gratis

A bíblia com o olhar da cruz de Cristo

A vivacidade e doçura doutrinária do enredo bíblico de Gênesis a Apocalipse desencadeia seu impacto dramático e dinâmico em nossas vidas quando lemos à luz da cruz. 

Como disse o apóstolo Paulo, recebemos o Espírito Santo “pelo ouvir da fé”. 

A que ele está falando aqui se refere principalmente à fé objetiva – isto é, verdades cristãs. 

Portanto, a leitura evangelística das Escrituras é essencial porque o Espírito Santo está vindo até nós pela mediação da Cruz.

A verdadeira espiritualidade

Assim experimentamos a verdadeira espiritualidade…

  1. Quando lemos a Bíblia evangelisticamente – pensando na pessoa e obra de Jesus para nossas vidas. Então, consequentemente…
  2. Quando o Espírito entra em nós, dando-nos uma perspectiva orientada para a graça e capacidade de viver a vida cristã.

Fica meu forte abraço, Lembre-se Evangelize já! Um jeito de viver.

Deseja Conhecer “as Poderosas chaves do Verdadeiro Evangelismo”? FAÇA O DOWNLOAD DO NOSSO EBOOK GRÁTIS, CLIQUE AQUI

Fique na Paz de Cristo Jesus.

Lidia Stateri


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *