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Sermão Charles Spurgeon: Semeado entre espinhos

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Sermao Charles Spurgeon Semeando entre espinhos
Seta

Este sermão de Charles Spurgeon, datado da manhã de 19 de agosto de 1888, ministrado em Londres, no Tabernáculo Metropolitano, é um chamado a ação para todo cristão nos dias de hoje.

Quando pensamos em espinhos no caminho lembramos apenas do terreno da evangelização e esquecemos de entender o seu significado para as nossas vidas.

A pergunta é: “Esses espinhos tem sufucado a sua vida com Cristo?

A pergunte de Charles Spurgeon é “Onde você encontra um intenso desfrute das coisas de Deus?”

Vamos ao sermão completo de Charles Spurgeon, baseado no texto de: Mateus 13:7 e 22

Sermao Charles Spurgeon Semeando entre Espinhos
Sermão Charles Spurgeon Semeando entre Espinhos, imagem original

Semeado entre espinhos: Sermão de Charles Spurgeon

Outra parte caiu entre espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas.

Mateus 13:7

Quanto ao que foi semeado entre os espinhos, este é aquele que ouve a palavra, mas a preocupação desta vida e o engano das riquezas a sufocam, tornando-a infrutífera.

Mateus 13:22

Quando o que vem de sua semeadura é infrutífero, o trabalho do semeador é desperdiçado: ele gastou sua força para nada. 

Sem fruto, o trabalho do semeador até pareceria insano; pois ele pega o trigo bom, joga fora e o perde na terra. 

A pregação é a mais ociosa das ocupações se a palavra não for adaptada para entrar no coração e produzir bons resultados. 

Ó meus ouvintes, se vocês não são convertidos, eu perco tempo e energia em ficar aqui! 

Os homens podem pensar que é loucura que um dia inteiro da semana seja dedicado a ouvir discursos: loucura, de fato, seria se nada disso viesse à consciência e ao coração. 

Se você não produzir frutos para a santidade, e o fim não for a vida eterna, eu deveria estar melhor empregado em quebrar pedras na beira do caminho do que em pregar para você.

A frutificação fez a diferença aparecer nos vários solos sobre os quais o semeador espalhava a semente. 

Você certamente não conheceria a qualidade se não tivesse visto o fracasso ou o sucesso da semente. 

Não conhecemos seus corações até que vejamos sua orientação para o evangelho. 

Se isso produz em você santidade e amor a Deus e ao homem, então sabemos que há em você um solo bom.

Mas se você está apenas prometendo pessoas, mas não realizando pessoas, então sabemos que a base do seu coração é dura, ou pedregosa ou espinhosa. 

A palavra do Senhor prova o coração e as rédeas dos filhos dos homens, e nisso é como o fogo que distingue entre metal e escória. 

Ó meus queridos ouvintes, vocês passam por um teste hoje! 

Talvez você esteja julgando o pregador, mas um maior que o pregador estará julgando você: pois a própria Palavra o julgará. 

Você se senta aqui como um júri sobre si mesmo: sua própria condição será trazida claramente pela maneira como você recebe ou recusa o evangelho de Deus. 

Se você produzir frutos para o louvor da graça de Deus, bem; mas se não, por mais que você pareça ouvir com atenção e possa reter o que ouve em suas memórias.

Se nenhum efeito salvador for produzido em suas almas, saberemos que o solo de seu coração não foi preparado pelo Senhor, mas permanece em sua esterilidade nativa.

Que fruto você deu até agora de toda a sua audição? 

Posso me aventurar a fazer a pergunta a cada um de vocês de forma bem direta? 

Alguns de vocês são ouvintes desde a infância – vocês estão melhores? 

Que longas listas de sermões você já deve ter ouvido! 

Conte sobre seus domingos; quantos foram! Pense nos bons homens agora no céu, a quem você ouviu uma vez! 

Lembre-se das lágrimas que foram arrancadas de você por seus discursos! Se você ainda não é salvo, você será salvo? 

Se você ainda não é santo, será um dia santo? 

Por que o Senhor gastou tanto com alguém que não tem retorno? 

Para que serve esse desperdício? 

Certamente você terá muito a responder naquele grande dia em que os servos de Deus prestarão suas contas e não terão alegria quando vierem falar de você.

Neste momento eu vou lidar apenas com uma classe de vocês. 

Não falarei àqueles de vocês que ouvem a Palavra e não a retêm por causa da dureza de seus corações; tais são os ouvintes à beira do caminho. 

Tampouco me dirigirei àqueles que recebem a verdade com súbito entusiasmo e a abandonam tão prontamente quando a provação lhes sobrevém; tais são os ouvintes do solo rochoso. 

Mas vou lidar com aqueles de vocês que ouvem a Palavra com atenção e, em certo sentido, a recebem em seus corações e entendimentos, para que a semente cresça em você, embora seu fruto nunca chegue à perfeição. 

Vocês são pessoas religiosas e, aparentemente, estão sob a influência da piedade. 

Você exibe muito pão, mas não há milho na espiga, nenhuma substância em seu cristianismo. 

Eu não posso falar com nenhum grau de vigor físico para você, por causa da enfermidade sob a qual luto.

Mas o que eu digo a você está impregnado de desejo sincero de que o Senhor possa abençoá-lo para você. 

Uma congregação eloquente tornará qualquer pregador eloquente: ajude-me então esta manhã. 

Se você me der seu ouvido, você compensará minha deficiência de língua: especialmente se você der a Deus seu coração, ele abençoará sua verdade, por mais fraca que eu possa pronunciá-la.

Em primeiro lugar, desejo falar-te um pouco sobre a semente que recebeste; em segundo lugar, sobre os espinhos; terceiro sobre o resultado.

     I. Primeiro um pouco sobre A SEMENTE 

Lembre-se, primeiro, que era a mesma semente em todos os casos. 

Além disso, produziu trinta vezes; foi a mesma semente que se perdeu em você. Em um caso ainda melhor, a semente produziu cem vezes mais; era precisamente o mesmo milho com o qual seu campo foi semeado. 

O semeador foi ao celeiro de seu senhor buscar toda a sua semente; como é que no seu caso está tudo perdido? 

Se houvesse dois evangelhos, poderíamos esperar dois resultados sem falhas no solo que falhou. Mas para muitos de vocês a quem falo, houve apenas um evangelho ao longo de toda a sua vida. 

Você tem frequentado esta casa de oração, onde nunca mudamos nossa semente, mas continuamos semeando a única verdade eterna de Deus. Muitos produziram frutos cem vezes maiores da semente que foi espalhada nesta plataforma. 

Eles não ouviram mais do que você ouviu, mas como eles o trataram melhor do que você! 

Eu quero que você considere isso. Quão coberta de espinheiros e espinhos deve estar sua mente para que o evangelho que converteu sua irmã ou amiga nunca tenha tocado em você! 

Embora você possa ser nominalmente um crente na Palavra de Deus, ela nunca o afetou tanto a ponto de torná-lo gracioso e santo. 

Você ainda é apenas um ouvinte. 

Como é isso? 

A culpa não está na semente, pois é a mesma que tem sido tão útil aos outros. 

Quão coberta de espinheiros e espinhos deve estar sua mente para que o evangelho que converteu sua irmã ou amiga nunca tenha tocado em você! 

Embora você possa ser nominalmente um crente na Palavra de Deus, ela nunca o afetou tanto a ponto de torná-lo gracioso e santo. 

Você ainda é apenas um ouvinte. 

Como é isso? 

A culpa não está na semente, pois é a mesma que tem sido tão útil aos outros. 

Quão coberta de espinheiros e espinhos deve estar sua mente para que o evangelho que converteu sua irmã ou amiga nunca tenha tocado em você! 

Embora você possa ser nominalmente um crente na Palavra de Deus, ela nunca o afetou tanto a ponto de torná-lo gracioso e santo. Você ainda é apenas um ouvinte. 

Como é isso? 

A culpa não está na semente, pois é a mesma que tem sido tão útil aos outros.

     Você ouviu o evangelho com prazer. 

“Ouvi!” você diz: “Eu ouvi isso quando criança”. 

Sua mãe trouxe você para a casa de Deus em seus braços. 

Você a ouviu, e ainda a ouve, embora seja como uma velha canção para você: mas isso é tudo? 

Sou muito grato por você ouvir o evangelho, pois espero que um dia desses Deus possa fazer com que cresça em você e dê frutos. 

Mas ainda uma grande responsabilidade está sobre você. Pense em como você tem sido favorecido! 

Como você responderá por esse privilégio se for negligenciado e inutilizado por essa negligência? 

Caros ouvintes, se vivêssemos no coração da África e morrêssemos sem crer em um Cristo de quem não tínhamos ouvido falar, não poderíamos ser culpados por isso: mas aqui estamos no coração de Londres, onde o evangelho é pregado em todas as nossas ruas, e nosso sangue cairá sobre nossas cabeças se perecermos. 

Você pretende descer ao inferno? 

Você está tão desesperado que irá para lá vestindo o traje dos cristãos? 

Se persistirem em arruinar suas almas, meus olhos os seguirão com lágrimas e quando não puder mais avisá-los, chorarei em lugares secretos por causa de sua perversidade.

Aqueles descritos em meu texto não eram apenas ouvintes, mas em certa medida aceitaram a boa Palavra. 

A semente caiu não apenas neste solo, mas nele, de modo que começou a crescer. De você é verdade que você não recusa o evangelho, nem levanta disputas a respeito dele. 

Fico feliz que você não tenha dificuldades sobre a inspiração das Escrituras, ou a Divindade de nosso Senhor, ou o fato de sua expiação. 

Você não se confunde com o “pensamento moderno”, mas declara sua crença no velho, velho evangelho. 

Até agora tudo bem; mas o que devo fazer com o estranho fato de que sua aceitação da verdade não tem efeito sobre você? 

É um caso muito lamentável, não é, que um homem creia que o evangelho é verdadeiro e ainda assim viva como se fosse uma mentira? 

Se é a verdade, por que você não obedece a ela? 

O homem sabe que há uma expiação para o pecado, mas ele nunca confessou seu pecado e aceitou o grande sacrifício. 

Aquelas grandes verdades, que circundam a cruz como uma coroa de estrelas, ele viu sua beleza e desfrutou de seu brilho, mas nunca permitiu que sua luz entrasse em seu coração e refletisse em seu caráter moral. 

Isso é mal, só mal. Se você acredita na verdade, o que você faz mais do que o diabo? 

Não, você está atrás dele, pois ele acredita e treme, e você não chegou ao ponto do tremor. 

Deve ser assim, que toda grande verdade em que se acredita influencie a mente, influencie os pensamentos e molde a vida: este é o fruto natural da grande verdade espiritual. 

A doutrina da graça, quando toma posse da mente e governa o coração, produz os mais puros resultados; mas se for retido em injustiça, é uma maldição ao invés de uma bênção ter um conhecimento mental. 

Não é uma coisa terrível crer na revelação de Deus sem receber o Espírito de Deus? 

Isso é aceitar um poço, mas nunca beber da água; aceitar milho no celeiro, e ainda morrer de fome. Deus tenha misericórdia dos possuidores de uma fé morta!

A semente lançada entre os espinhos viveu e continuou a crescer. 

E na mente de muitos homens o evangelho da verdade divina está crescendo de certa forma: eles o entendem melhor, podem defendê-lo com mais valor e falar dele com mais fluência. 

Além disso, ele os influencia de alguma forma e grau, pois os vícios grosseiros são abandonados. 

São imitações decentes de crentes: você pode ver a forma de uma espiga: o talo lutou entre os espinhos até que você possa ver sua cabeça, e são levados a esperar milho. 

Mas vá até aquela aparente espiga de trigo e sinta-a: há as bainhas, mas não há nada nelas; você tem todos os ingredientes de uma espiga de trigo, mas não dará grão. 

Gostaria de falar com aqueles antes de mim que, talvez, foram batizados e são membros da igreja; Quero fazer-lhes uma ou duas perguntas.  

Nos dias de hoje? Você não acha que muitos têm um título para viver e estão mortos? 

“Sim”, você diz, “conheço um vizinho que julgo estar nessa condição”. 

Não pode outro vizinho julgar o mesmo de você? 

Não seria bom levantar a questão sobre si mesmo? 

Você realmente creu no Senhor Jesus? Você está realmente convertido do pecado e do ego? 

Vire esse seu olho afiado para casa por um tempo. Examine suas próprias ações e julgue sua condição por elas. 

Coloque-se no cadinho. Ó meu Deus, e se eu fosse um pregador para os outros, e eu mesmo um náufrago! 

Todo diácono e presbítero, e todo membro individual da igreja, não falará consigo mesmo da mesma maneira? 

Você irá para sua aula de escola dominical esta tarde; você estará ensinando às crianças o que você não sabe? 

Você pretende ir a uma reunião esta noite, e converse com outros sobre conversão; você estará exortando-os a algo que você nunca experimentou? 

Será assim? Você não precisa de uma boa pregação, mas precisa de sondagem na consciência. 

Um exame minucioso não fará mal nenhum ao saudável, e pode abençoar o doente. 

“Senhor, deixe-me saber o pior do meu caso”, é uma das minhas orações frequentes, e eu sugiro a você.

Tanto então sobre a semente: era boa semente, foi semeada, foi recebida pela terra, cresceu e prometeu bem, mas no final foi infrutífera. 

Sem dúvida, multidões, que recebem o cristianismo, tornam-se atendentes regulares em nosso local de culto e são honestas em seu caráter moral; mas Cristo não é tudo para eles; ele ocupa um lugar muito secundário em suas afeições. 

O seu trigo está coberto por um emaranhado de espinhos, e está tão sufocado que não dá em nada. Sua religião está enterrada sob seu mundanismo. 

Triste será o seu fim. Deus em misericórdia nos salve de tal condenação!

     II. Mas agora, em segundo lugar, gostaria de falar um pouco sobre OS ESPINHOS 

Eles são descritos por Mateus como “o cuidado deste mundo e o engano das riquezas”. 

Lucas acrescenta, “e prazeres desta vida”; e Marcos ainda menciona “as concupiscências de outras coisas”. 

Suponho que o semeador não viu nenhum espinho quando jogou o punhado de milho; todos tinham sido cortados ao nível da superfície. 

Ele provavelmente esperava que tudo fosse um bom terreno e, portanto, o semeou, pouco suspeitando que os espinhos estavam em posse.

Observe bem que os espinhos são naturais do solo. Desde a queda estes são os primogênitos da terra. Qualquer mal que impeça a religião não é algo extraordinário – é o que devemos esperar entre os homens caídos. 

A graça é um exótico; espinhos são indígenas. O pecado está muito em casa no coração humano; e, como uma erva daninha, cresce rapidamente. 

Se você deseja ir para o céu, eu poderia levar um pouco de tempo para lhe mostrar o caminho, e eu precisaria instigá-lo à diligência; mas se você precisa ir para o inferno – bem, “fácil é o caminho para a destruição” – é apenas uma pequena questão de negligência. 

“Como escaparemos nós se negligenciarmos tão grande salvação?” As coisas más são coisas fáceis: pois são naturais à nossa natureza decaída. As coisas certas são flores raras que precisam ser cultivadas. 

Se algum de vocês está sendo prejudicado pelos cuidados do mundo e pelo engano das riquezas, não me espanta; é natural que assim seja. Portanto, esteja atento a essas maldades. 

Eu oro para que você diga a si mesmo:

“Venha, há algo na conversa deste homem. Ele é muito lento e maçante, mas ainda há algo no que ele diz. Posso, afinal, estar tolerando aqueles espinhos em meu coração que matarão a boa semente, pois tenho paixões e enfermidades semelhantes às de outros homens”. 

Suplico que olhem para si mesmos, para que não sejam enganados no final. 

Tolere os espinhos em meu coração que matarão a boa semente, pois tenho paixões e enfermidades como os outros homens. 

Suplico que olhem para si mesmos, para que não sejam enganados no final. tolere os espinhos em meu coração que matarão a boa semente, pois tenho paixões e enfermidades como os outros homens. 

Suplico que olhem para si mesmos, para que não sejam enganados no final.

Os espinhos já estavam estabelecidos no solo. 

Eles não eram apenas os habitantes naturais do solo, mas estavam enraizados e fixados nele. 

Nossos pecados dentro de nós reivindicam o domínio de nossas faculdades, e eles não desistirão se puderem evitar. 

Eles não cederão ao Espírito Santo, ou à nova vida, ou às influências da graça divina, sem uma luta desesperada. 

As raízes do pecado percorrem e atravessam nossa natureza, agarram-na com força maravilhosa e mantêm-na firme com maravilhosa tenacidade. 

Ó meu querido ouvinte, quem quer que seja, você é uma criatura caída! 

Se você fosse o próprio Papa, ou o Presidente dos Estados Unidos, ou a Rainha da Inglaterra, seria verdade para você que você nasceu em pecado e foi formado em iniqüidade, e seu coração não regenerado é enganoso acima de todas as coisas, e desesperadamente perverso. 

A igreja estabelecida da cidade de Alma Humana tem o diabo como seu arcebispo. 

O pecado envolveu nossa natureza como uma jibóia cerca sua vítima; e quando ele tiver mantido seu domínio por vinte, quarenta ou sessenta anos, espero que você não seja tão tolo a ponto de pensar que as coisas sagradas facilmente obterão o domínio. 

Nossa natureza maligna é radicalmente conservadora, e se esforçará para esmagar todas as tentativas de revolução pela qual a graça de Deus deve reinar através da justiça. 

Portanto, vigie e ore, para que a tentação não sufoque o que é bom em você. 

Observe atentamente, pois a graça é uma planta tenra em um solo estranho, em um clima desagradável; enquanto o pecado está em seu próprio elemento, e está fortemente enraizado no solo. e quando ele tiver mantido seu domínio por vinte, quarenta ou sessenta anos, espero que você não seja tão tolo a ponto de pensar que as coisas sagradas facilmente obterão o domínio. 

Você sabe por que tantos cristãos professos são como o solo espinhoso? 

É porque os processos foram omitidos que teriam ido longe para alterar a condição das coisas. 

Era tarefa do lavrador arrancar os espinhos ou queimá-los no local. 

Anos atrás, quando as pessoas se convertiam, costumava haver uma convicção de pecado. 

O grande arado do subsolo da angústia da alma foi usado para rasgar profundamente a alma. 

O fogo também ardeu na mente com excesso de calor: quando os homens viram o pecado e sentiram seus terríveis resultados, o amor por ele foi queimado deles. 

Mas agora somos jantados com vanglória sobre salvações rápidas. 

Quanto a mim, acredito em conversões instantâneas e fico feliz em vê-las; mas fico ainda mais feliz quando vejo uma obra completa da graça, um profundo senso de pecado e um ferimento eficaz pela lei. 

Jamais nos livraremos dos espinhos com arados que arranham a superfície. 

Esses campos cultivam o melhor milho que é melhor arado. É provável que os convertidos perseverem quando os espinhos não puderem brotar porque foram arados. 

Querido ouvinte, você está passando hoje por uma severa convicção de pecado? 

Graças a Deus por isso. 

Você está em apuros e angústias terríveis? Não pense que uma calamidade aconteceu com você. 

Que o próprio Deus continue a arar você, e depois semeá-lo, e certifique-se de trabalhar em você nos próximos anos! 

Então você vê que aqueles espinhos eram nativos, e nativos estabelecidos há muito tempo, e teria sido bom se eles fossem cortados. você está passando hoje por uma convicção muito severa de pecado? 

Os espinhos foram perseguidos para crescer. 

Há uma terrível vitalidade no mal. Primeiro os espinhos lançaram alguns pequenos brotos. 

Esses brotos se ramificaram, e mais e mais vieram para lhes fazer companhia, até que o trigo ficou como uma coisa solitária em uma moita de urzes, e foi cada vez mais coberto e sombreado por eles. 

Os espinhos aspiraram ao domínio, e logo o obtiveram; e feito isso, eles começaram a trabalhar para destruir o trigo. 

Eles o bloquearam, o empurraram para fora, e alguns dos espinheiros se enrolaram ao redor dele, e seguraram o trigo pelo pescoço até que foi sufocado.

Os espinhos sugaram todo o alimento do trigo, e ele passou fome; pois há apenas uma certa quantidade de alimento no solo, e se os espinhos o têm, o trigo deve ficar sem ele. 

Há apenas uma certa quantidade de pensamento e energia em um homem; e se o mundo o recebe,

Cristo não pode tê-lo. Se nossos pensamentos se baseiam em cuidado e prazer, eles não podem estar ansiosos pela verdadeira religião: não está claro? 

Foi assim que aqueles espinhos serviram ao trigo; eles o mataram de fome devorando sua comida, e eles o sufocaram mantendo-o longe do ar e do sol; e a pobrezinha ficou enrugada e fraca, e completamente incapaz de produzir o grão que o semeador esperava dela. 

Assim é com muitos cristãos professos. Eles são inicialmente mundanos, mas não tão mundanos. 

Eles são bastante religiosos, embora de forma alguma muito zelosos. 

Eles buscam os prazeres do mundo, mas não tanto quanto outros que poderíamos citar. 

Mas muito em breve os espinhos crescem, e torna-se duvidoso quem vencerá, o pecado ou a graça, o mundo ou Cristo. 

Dois mestres não podem existir; e neste caso é especialmente impossível, uma vez que nenhum dos poderes em disputa tolerará um rival. 

O pecado surgiu de uma linhagem real, embora maligna, e se estiver no coração, lutará pelo trono. 

Assim aconteceu que o joio, sendo tolerado, sufocou a boa semente. embora de má linhagem, e se estiver no coração, lutará pelo trono. 

Assim aconteceu que o joio, sendo tolerado, sufocou a boa semente. embora de má linhagem, e se estiver no coração, lutará pelo trono. 

Assim aconteceu que o joio, sendo tolerado, sufocou a boa semente.

Deixe-me descrever um pouco esses espinhos. Juntando Mateus, Marcos e Lucas, descobrimos que havia quatro tipos de espinhos. 

O primeiro é chamado de “O cuidado deste mundo”.

 Isso certamente acontece com os pobres: eles tendem a ficar ansiosos e desconfiados das coisas temporais “O que vamos comer? O que vamos beber? Com que nos vestiremos?” 

Esta trindade de questões dolorosas aflige muitos.

Mas a ansiedade também atinge as pessoas ricas. A ansiedade habita tanto com a riqueza quanto com a pobreza.

“Como vou conseguir mais? Como devo armar? Como ainda vou aumentá-lo?” — e assim por diante.

É contra a “ansiedade da idade” que somos mais advertidos. Cada idade tem seu próprio problema especial.

Não é uma ansiedade com Deus – essa não é uma ansiedade de qualquer época; mas a ansiedade da idade é uma vaidade ou outra, e como algo permanente é a ambição de acompanhar seus companheiros, ser respeitável e manter as aparências.

Esta é a ansiedade que corrói como uma úlcera no caso de muitos.

Ansiedades sombrias tornam brancos muitos cabelos negros e enrugam muitas sobrancelhas.

Se você deixar a ansiedade crescer em sua alma, ela sufocará sua religião: você não pode cuidar de Deus e de Mamon também.

 “Temos que ter cuidado”, diz um.  Há uma ansiedade que é apropriada, e há uma ansiedade que é imprópria.

Essa é a ansiedade adequada que você pode lançar sobre Deus – “Lançando todo a sua ansiedade sobre ele; porque ele cuida de você.

Essa é uma ansiedade imprópria, aquela que você não ousa levar a Deus, mas tem que suportar a si mesmo.

Tome cuidado com a ansiedade; ela vai comer o coração de sua religião.

Houve outros que sentiram “o engano das riquezas”. Nosso Senhor não diz “riquezas”, mas “o engano das riquezas”.

As duas coisas crescem juntas: as riquezas são cada vez mais enganosas.

Eles enganam as pessoas ao obtê-los, pois julgam as coisas de maneira muito injusta quando uma perspectiva de ganho está diante deles.

O tilintar do charmoso guinéu, ou do “todo-poderoso dólar”, faz uma enorme diferença para o ouvido quando está ouvindo um caso.

Os homens não podem se dar ao luxo de se perder por integridade, e assim eles tomam o caminho duvidoso, e navegam perto do vento, ou especulam até que se torne como um jogo de azar.

Eles não suportariam a idéia de tal conduta, se a esperança de ganho não os enganasse.

Nossa linha de conduta nunca deve ser governada por ganhos ou perdas.

Faça o certo se os céus caírem. Não faça nada errado, mesmo que um reino deva ser sua recompensa.

Os homens se voltam para a “Riqueza das Nações” de Adam Smith, um livro maravilhoso, e lá encontram certas leis que acredito serem tão fixas e inalteráveis ​​quanto as leis da gravitação.

Levados pelo engano das riquezas, os homens fazem dessas leis uma desculpa para diminuir os pobres.

Eles podem muito bem levar as pessoas para o topo de uma rocha, jogá-las para baixo e despedaçá-las, e então gritar: “Este é o resultado natural da lei da gravidade”.

É claro que a lei da gravidade opera sem remorsos, assim como a lei da oferta e demanda; mas não devemos usar nenhuma dessas leis como cobertura para a crueldade com os pobres e necessitados: ainda assim, muitos o fazem por “engano das riquezas”.

As riquezas são muito enganosas quando são adquiridas, pois geram nos homens muitos vícios dos quais eles mesmos não suspeitam.

Um homem é orgulhoso da bolsa, mas pensa que é humilde.

Ele é um artesão, e adora aquilo que ele fez.

Não é natural que um homem adore seu criador? Em seu coração ele pensa: eu sou alguém.

Cheguei a Londres com meia coroa no bolso e agora podia comprar uma rua inteira! 

As pessoas deveriam respeitar um homem desse tipo, não deveriam, mesmo que ele tenha ganhado dinheiro com práticas muito estranhas? 

Pouco importa como você ganha dinheiro hoje em dia: basta obtê-lo e terá muitos admiradores, e a falsidade das riquezas permitirá que você se admire.

Com o orgulho vem o desejo de uma sociedade rica e uma companhia vã; e assim, novamente, a religião recebe graves danos.

Há tendência para crescer na mente uma idolatria deste mundo e seus tesouros.
 “Eu não amo dinheiro”, diz um

“Você sabe que não é o dinheiro que é a raiz de todos os males, mas o amor a ele.”

Só então; mas você tem certeza que não ama? Seus pensamentos correm muito depois disso.

Você o abraça bem de perto e acha difícil se separar dele.

Eu não vou acusá-lo; mas gostaria que você desperte para o fato de que as riquezas se infiltram no coração de um homem antes que ele se dê conta disso.

Você pode perceber o engano das riquezas se observar as desculpas que os homens dão para obter tanto e retê-lo da causa de Deus.

Eles pretendem fazer muito bem com isso.

” Você ouviu o diabo rir? Não estou falando de muitos queridos irmãos neste lugar que estão fazendo muito bem com seus meios; mas estou falando daqueles que vivem simplesmente para acumular riqueza, e digo que um dia farão muito bem com ela.

 Eles dizem assim. 

Será que nunca será mais do que dizer? Temo que nesta coisa muitos homens ricos se enganem.

Eles vão acumulando os meios, mas nunca os usando: fazendo tijolos, mas nunca construindo.

Tudo o que eles vão conseguir será um canto no “The Illustrated London News” (as notícias ilustradas de Londres) para dizer que eles morreram valendo muito.

Ó senhores, como você pode se contentar assim em ter suas coisas boas sufocadas? 

Onde quer que esse engano das riquezas seja permitido, ele sufoca a boa semente.

Um homem não pode estar ansioso para obter, ansioso para manter, ansioso para aumentar e ansioso para se tornar um milionário e, ao mesmo tempo, ser um verdadeiro servo do Senhor Jesus.

À medida que o corpo enriquece, a alma empobrece.

Lucas nos fala de outro tipo de erva daninha, a saber, “os prazeres desta vida”.

Estou certo de que esses espinhos desempenham um papel terrível hoje em dia.
 Não tenho nada a dizer contra a recreação em seu devido lugar.

Certas formas de recreação são necessárias e úteis; mas é uma coisa lamentável quando a diversão se torna uma vocação.

A diversão deve ser usada para nos fazer bem “como um remédio”: nunca deve ser usada como alimento do homem.

De manhã cedo até tarde da noite, alguns passam o tempo em uma rodada de frivolidades, ou então seu próprio trabalho é simplesmente realizado para fornecer fundos para seus prazeres.

Isso é cruel. Muitos tiveram todos os pensamentos santos e resoluções graciosas aniquiladas por perpétuas ninharias.

O prazer assim chamado é o assassino do pensamento.

Esta é a era da diversão excessiva: todo mundo anseia por isso, como um bebê por seu chocalho.

Nos anos mais sóbrios de nossos pais, os homens tinham algo melhor para viver do que esportes bobos.

Os espinhos estão sufocando a idade.

Marcos acrescenta: “e as concupiscências de outras coisas”.

Não vou enumerar todas essas outras coisas; mas todas as coisas, exceto as coisas de Cristo e do Pai, são “outras coisas”.

Se alguém gasta sua vida em qualquer objeto, por melhor que seja, aquém da glória de Deus, a boa semente é sufocada pelo objeto inferior.

Uma pessoa é eminentemente científica e se sairá bem se sua ciência for usada para propósitos sagrados; mas pode ser usado para sufocar a semente.

Um homem é um grande proficiente nas artes, e ele faz bem se as artes forem usadas como uma mula para Cristo montar; mas se a arte é andar em cima de Cristo, então é ruim o suficiente.

Encontrei-me com um clérigo há muitos anos que estava indo muito longe para encontrar um novo besouro.

Ele era um grande entomologista, e eu não o culpo por isso, pois para um homem pensativo a entomologia pode render muitas lições proveitosas.

Mas se ele negligenciou sua pregação para pegar insetos, então não me admira que um paroquiano deseje que os besouros mordisquem seus velhos sermões, pois eles eram muito velhos.

Eu chamo isso de sufocar a semente quando qualquer busca inferior se torna o mestre de nossas mentes, e a causa de Deus e da verdade ocupa um lugar secundário.

A semente é sufocada em nossas almas sempre que Cristo não é nosso tudo em todos.

Você vê minha deriva: seja o que for – ganho, glória, estudo, prazer – tudo isso pode ser uma sarça que sufocará a semente.

O Sr. Jay nunca ficou mais satisfeito do que quando em Bristol ele recebeu uma nota que dizia o seguinte: “Um jovem, que está prosperando nos negócios, implora as orações do povo de Deus para que a prosperidade não seja uma armadilha para ele.”

Cuide para que você olhe assim para sua prosperidade.

Meu querido amigo, Dr. Taylor, de Nova York, fala de alguns cristãos hoje em dia como tendo um “cristianismo de borboleta”.

Quando o tempo, a força, o pensamento e o talento são gastos em mera diversão, o que mais são homens e mulheres senão meras borboletas? 

A “sociedade” é apenas uma massa de pessoas ociosas, mantendo umas às outras no semblante.

Ó queridos ouvintes, certamente não viemos a este mundo para jogar fora nossos dias! Não creio que viemos a este mundo para nos escravizarmos à morte ou para enferrujar na preguiça.

Viemos aqui como um homem entra na varanda para depois entrar na casa. Esta vida é a porta de entrada para o palácio do céu.

Passe por ela com tal estilo que você possa entrar diante do Rei com santa alegria.

Se você dedicar suas mentes e pensamentos a essas coisas passageiras, sejam elas quais forem, você arruinará suas almas, pois a boa semente não pode crescer.

     III. Então eu encerro em último lugar notando O RESULTADO.  A semente era infrutífera.

Essas sarças e espinhos não conseguiam arrancar a semente, nem jogá-la fora: ela permanecia onde estava, mas a sufocavam.

Assim, pode ser que seus negócios, suas preocupações, seus prazeres não tenham arrancado sua religião pela raiz – ela ainda está lá, tal como é.

Mas essas coisas sufocam seus melhores sentimentos.

Um homem sufocado não serve para muita coisa.

Se um ladrão entra em sua casa e deseja defender sua propriedade, o que ele pode fazer enquanto está sufocado? Ele deve esperar até recuperar o fôlego.

Quanta religião sufocada temos ao nosso redor! Pode estar viva: não sei se está ou não; mas parece muito escura.

Deus te salve de ter sua religião sufocada! Já lhe disse que foi drenado de todo o seu sustento.

Olhe para muitos cristãos; Eu os chamo de cristãos, pois eles se chamam assim.

Um menino nas ruas, vendendo picadinhos, não parava de gritar: “Pastéis de picadinho quentes!” Uma pessoa comprou um deles bem frio.

 “Rapaz”, disse ele, “por que você chamou essas tortas de gostosas?” “Esse é o nome que eles usam, senhor”, disse o menino.

Portanto, há muitas pessoas que são chamadas de cristãos, mas não são cristãos – esse é o nome que eles usam; mas toda a substância é drenada deles por outros assuntos; 

Você vê a forma de um cristão, a marca de um cristão e algumas das conversas de um cristão, mas o fruto de um cristão não está lá.

Esse é o resultado do sufocamento pelos espinhos do cuidado, das riquezas, do prazer e do mundanismo em geral.

A vida que havia no trigo era muito doentia. Deixe-me lembrar a certas pessoas que sua vida espiritual está enfraquecendo neste momento.

Oração da manhã esta manhã, quanto tempo demorou? Não fique vermelho no rosto. Não direi mais nada sobre isso.

Você não vai sair esta noite, vai? Meio domingo é adoração suficiente para você.

Você não gostaria de morar em algum lugar do campo, onde não precisasse ir a um local de culto nem uma vez? 

Leitura da Bíblia, quanto você faz disso? Oração em família, é uma delícia para você? 

Ora, muitos dos chamados cristãos desistiram completamente da religião familiar.

Que tal cultos durante a semana? Você não está frequentemente em uma reunião de oração.

Não, a distância é muito grande! Culto de quinta à noite? “Bem, bem, você vê que eu poderia ir, mas acontece que há uma festa de tênis naquela noite. ”

Você virá no inverno? “Sim, eu faria, mas então um amigo aparece e temos uma noite sem importância.

Quantos há nesta condição! Eu não vou julgá-los; mas lembro-me de que um eminente ministro costumava dizer: “Quando os cultos do dia da semana são abandonados, adeus à vida de piedade”.

Essas pessoas parecem nunca se banhar em sua religião, mas se molham com a ponta da toalha; assim, tentam parecer decentes, mas não são limpas interiormente.

Quanto a confessar a Cristo diante dos homens, muitos falham completamente.

Se você fosse empurrado para um canto e perguntado se você é cristão, você diria: “Bem, eu vou a um local de culto”, mas você não está de forma alguma ansioso para aceitar uma acusação suave.

Nossos amigos do Exército de Salvação não têm vergonha de sua religião; por que você deveria ter? 

Nossos amigos quacres costumavam usar abas largas, mas estão deixando de lado suas roupas peculiares com muita propriedade: espero que não seja para você uma indicação de que você pode esconder sua religião e ser o mais possível como o mundo.

Você espera ser soldado, mas nunca usa seus regimentos? Esta é uma das marcas da religião fraca.

Quando se trata de defender o evangelho, onde você o vê nesta era? 

Eu esperava que muitos fossem encontrados entre os batistas que se importassem com a verdade; mas agora chego à conclusão de que é com muitos, como com o showman, quando perguntado quem era Wellington e quem era Buonaparte:

“O que quiserem, meus queridinhos. Pague seu dinheiro e faça sua escolha!” 

Livre arbítrio ou graça livre, mérito humano ou expiação de Cristo, não importa agora.

Nova teologia ou velha teologia, especulação humana ou revelação divina — quem se importa? 

O que eles se importam se a verdade de Deus permanece ou as mentiras do diabo? 

Estou cansado desses patetas! Os espinhos sufocaram a semente nos púlpitos e nas igrejas, bem como em particulares.

Oh, que Deus voltaria! Oh, que seu Espírito levante entre nós homens que cremos de fato.  O fruto de muita piedade moderna é nulo.

Sentei-me um dia com três ou quatro velhos cristãos.

Assim que nos encontramos, começamos a falar dos tratos providenciais de Deus com seu povo: relatamos exemplos de respostas à oração e falamos da graça soberana de Deus e sua fidelidade aos seus santos.

Quando avançamos um pouco na conversa, um deles comentou como havia gostado da conversa.

“Ai!” disse ele, “ninguém fala sobre Deus agora: sua providência e sua prontidão para ouvir a oração raramente são mencionadas agora: a conversa é toda sobre os mercados, o clima, o governo interno, o Sr. Gladstone e o desentabelecimento; mas pouco sobre o Senhor Jesus Cristo”.

Esse testemunho era verdadeiro. Nos tempos antigos, o povo do Senhor falava frequentemente um com o outro, e um senhor ficava na janela e ouvia: – “O Senhor ouviu, e ouviu.”

Ele gostou tanto da conversa que disse que a imprimiria: “Um livro de memórias foi escrito diante dele para aqueles que temiam ao Senhor e que pensavam em seu nome”.

Onde você consegue conversa cristã experimental agora? Os espinhos sufocam a santa comunhão com as melhores coisas.

Oração fervorosa! Oração poderosa! Onde você se encontra com isso? Graças a Deus, temos alguns irmãos aqui cujas orações podem abrir as janelas do céu, ou fechá-las; mas não é assim com muitos.

Vá às reuniões de oração da maioria das igrejas. Que pobres coisas! 

É claro que encontro em lugares do campo que muitos abandonam a reunião de oração durante a colheita.

Em Londres, eles não abandonam as reuniões de oração no verão, porque são pequenas demais para precisar ser descartadas: eles pegam o fragmento de uma reunião de oração e consertam com ele a palestra desgastada, de modo que não se torne nem palestra nem encontro de oração.

Como podemos esperar uma bênção quando somos preguiçosos demais para pedir? 

Não é evidência de uma religião moribunda quando, para encobrir seu descuido em se reunir para oração, ouvimos até mesmo ministros duvidando do valor das reuniões de oração.

Onde você encontra um intenso desfrute das coisas de Deus? A vida espiritual é baixa quando há pouco deleite no serviço santo.

Oh, para o velho fogo metodista! Oh, sentir nossos corações dançarem ao som do nome de Jesus! 

Oh, para inflamar-se como fogos de farol, e resplandecer para o céu com êxtase sagrado! 

É um dia triste quando a religião se espalha sem usar seus ornamentos de alegria.

Quando um exército deixou sua bandeira para trás, evidentemente desistiu de toda ideia de vitória.

Se houver um declínio na vida espiritual, não podemos esperar ver atos de santa consagração.

Oh, para os homens e mulheres que trazem suas caixas de alabastro para Jesus! Fico feliz quando ouço esse tipo de lamentação.

“Meu caro senhor, não fiz para o Senhor o que deveria ter feito.
 Sou crente há muitos anos, mas não dei à sua causa o que deveria ter dado; diga-me o que posso fazer”.

Há sinais esperançosos em tais indagações e, portanto, estão bem; mas seria melhor começar cedo e evitar tais arrependimentos.

Eu gostaria de colocar para você, meu querido ouvinte, você tem sido frutífero? Você tem sido frutífero com sua riqueza? 

Você tem sido frutífero com seu talento? Você tem sido frutífero com o seu tempo? 

O que você está fazendo por Jesus agora? A salvação não é pelas ações, você é salvo pela graça; mas se você é assim salvo, prove isso com suas vidas dedicadas.

Consagre-se novamente neste dia inteiramente ao serviço de seu Mestre.

Você não é seu, mas comprado por um preço; e se você não quiser ser como essas sementes sufocadas pelos espinhos, viva enquanto você vive, com zelo que tudo consome.

“Bem”, diz alguém, “mas há os espinhos”.

Eu sei que existem: eles estavam aqui quando nosso bendito Senhor veio entre nós, e eles fizeram dele uma coroa cruel.

Você vai crescer mais deles? Posso exortá-lo a desistir de cultivar espinhos? Eles são inúteis; não dão em nada.

Qualquer que seja a busca, aquém da glória de Deus, é um espinho, e não há utilidade nisso.

No final, será doloroso para você como foi para o seu Senhor.

Um espinho rasgará sua carne, sim, rasgará seu coração.

Especialmente quando você morrer, esses espinhos estarão em seu travesseiro.
 Mesmo que você morra no Senhor, entristecerá seu coração pensar que você não viveu mais para Jesus.

Se você vive para essas coisas, vai se arrepender do dia, pois são como espinhos, dolorosos para obter, dolorosos para guardar e dolorosos para extrair: você que teve um espinho na mão sabe o que quero dizer.

Ainda assim, há um uso para espinhos. Qual é esse uso? Primeiro, se você tem espinhos sobre você hoje, faça uso deles como uma criança.

O que uma criança faz? Se ele enfia um espinho no dedo, ele olha e chora.

Como é inteligente! Em seguida, ele foge para sua mãe.

Esse é um dos doces usos de sua adversidade, ela o admite imediatamente para sua mãe.

Ela pode dizer: “Por que você está vindo? Borda sobre o jardim.” 

Mas ele grita: “Por favor, mãe, tenho um espinho no dedo”.

Isso é argumento suficiente para garantir a ele a melhor atenção da rainha da casa.

Veja com que ternura ela tira o pequeno espinho! Deixe seus cuidados levá-lo a Deus.

Não me importarei se você tiver muitos deles, se cada um o levar à oração.

Se cada preocupação fizer você se apoiar mais no Amado, será um benefício.

Assim, faça bom uso dos espinhos.

Outro serviço ao qual os espinhos podem ser colocados é fazer deles uma cerca, para impedir que as cabras do prazer mundano comam os rebentos de suas graças.

Deixe as tristezas da vida afastarem as tentações que mais podem causar sérios danos a você.

Que possamos nos encontrar no céu! Oh, que todos nos encontremos no céu! 

A que congregação eu me dirigi esta manhã! Eu me sinto intimidado quando olho para você.

Dos confins da terra muitos de vocês vieram.

O Senhor te abençoe! Os estranhos estão aqui em grande número, pois a maioria de nossos ouvintes regulares está à beira-mar.

Talvez eu nunca mais veja você na terra. 

Que todos nos encontremos no céu, onde os espinhos nunca crescerão! 

Que possamos ser reunidos pelos anjos naquele dia em que o Senhor disser: “Ajuntem o trigo no meu celeiro”! Amém. Deixe isso acontecer.

Charles Spurgeon


Fica meu forte abraço, Lembre-se Evangelize já! Um jeito de viver.

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Fique na Paz de Cristo Jesus.

Lidia Stateri


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