EVANGELIZE JÁ Logo

O que significa aceitar Jesus? Não se engane!

O QUE SIGNIFICA ACEITAR
Seta

Você realmente sabe o que significa aceitar Jesus? Será que você tem seguido normas e preceitos que dão a falsa sensação de segurança? Será que você realmente é um cristão?

O QUE SIGNIFICA ACEITAR

O que não significa aceitar Jesus?

Alguns pastores, em especial os pregadores de televisão, dizem para aceitar Jesus para resolver problemas: emocionais, financeiros, etc. Como se Jesus fosse apenas um remédio para curar algo.

Eles não dizem para aceitar Jesus como seu Senhor e Salvador. Eles não pregam o evangelho da Cruz, de negar-se a si mesmo e seguir a Cristo.

Recursos para evangelismo

Aceitar a Jesus não é sinônimo de sucesso

Fala-se muito de curas milagrosas, de recuperação financeira, e nada ou quase nada de transformação de vida como um seguidor de Cristo, um verdadeiro discípulo, discípula.

A verdade bíblica pode ser vista nas palavras de Jesus em Lucas 9:23.

Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome cada dia sua cruz, e siga- me.

Mas, o que significa aceitar?

O significado da expressão “aceitar Jesus” pode remeter ao significado errôneo da palavra “aceitar”.

Ao olharmos no dicionário, vemos que aceitar é receber algo oferecido. Por exemplo: Aceita um café? Aceita casar comigo? Aceita uma água ou um suco?

Veja, que isso envolve uma decisão, a resposta é sempre Sim ou Não, mesmo que venha como algo, preciso pensar. Isso denota uma decisão futura de sim ou não.

Mas pense comigo. De qualquer forma é uma resposta para receber um presente ou algo de alguém.

O que significa aceitar a Jesus?

No caso de aceitar a Jesus, é aceitar o presente da vida eterna com Deus, o presente do pagamento de todas as dívidas do pecado que geraram separação entre nós e Deus.

Os erros de aceitar Jesus

Perceba, que essa decisão não é apenas de caráter emocional ou racional. Ou seja, eu preciso aceitar a Jesus, caso contrário eu vou para o inferno, então eu aceito. (Uma mistura de razão e medo).

Assim, novamente voltamos ao Jesus remédio para um problema, aceitar a Jesus como um meio para um fim.

Um Jesus que não tem lugar para transformar a vida através de sua graça e misericórdia. Assim, a pessoa se convence que aceitou a Jesus e agora tem o rótulo de cristão. Será?

BANNER EBOOK EVANGELISMO HORIZONTAL

O verdadeiro significado de aceitar Jesus

Aceitar Jesus é mais que uma decisão racional ou emocional. É aceitar andar de acordo com a vontade de Deus.

É permitir ser transformado e ficar cada dia mais parecido com Jesus. 

Sede meus imitadores, assim como eu também sou de Cristo. 

1 Coríntios 11:1 

É buscar a santidade

Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;

Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.

1 Pedro 1:15,16

É permitir ser transformado pelo poder de Deus

Assim, aceitar a Jesus significa ser transformado, moldado aos poucos. Aprendendo a vencer a tentação e o pecado, e a cumprir a vontade de Deus dia a dia.

É deixar que o Espírito Santo nos guie e nos leve pelas veredas da sua justiça. É entregar-se na mão do oleiro para ser moldado por Ele, mesmo que doa. É permitir ser corrigido e ajustar o caminho.

Recursos para evangelismo

O que NÃO é preciso para ser salvo

Existem ideias erradas do que fazer para ser salvo. Isso ocorria mesmo na igreja primitiva. Alguns pensavam que para serem salvos era necessário observar o ritual da circuncisão. 

Outros ainda hoje pensam que para ser salvo temos que cumprir certos rituais.

O problema é que ainda hoje muitas pessoas acreditam nisso que para serem salvas tem que realizar alguns rituais.

Insensatos?

Assim elas vão participar de alguns sacramentos, para serem perdoados, para serem justificados, para serem salvos.

Paulo tem uma palavra para essas pessoas ele diz: “insensatos”. 

Essas idéias de ritos fascinaram vocês, dão uma falsa sensação de segurança, e colocam um tampão nos seus olhos.

Não é preciso observar a lei, a lei condena e não salva

Veja que as igrejas da galácia foram alertadas, pois estavam exatamente nesta direção. E foram chamadas por Paulo de “insensatos”, pois tinham ouvido o evangelho com toda clareza e, ainda estavam acreditando que para ir para o céu precisavam cumprir rituais.

Já os que se apoiam na prática da Lei estão debaixo de maldição, pois está escrito: “Maldito todo aquele que não persiste em praticar todas as coisas escritas no livro da Lei”.

É evidente que diante de Deus ninguém é justificado pela Lei, pois “o justo viverá pela fé”.

A Lei não é baseada na fé; ao contrário, “quem praticar estas coisas por elas viverá”.

Cristo nos redimiu da maldição da Lei quando se tornou maldição em nosso lugar, pois está escrito: “Maldito todo aquele que for pendurado num madeiro”.

Isso para que em Cristo Jesus a bênção de Abraão chegasse também aos gentios, para que recebêssemos a promessa do Espírito mediante a fé.

Gálatas 3:10-14

Além disso, erroneamente acreditavam que precisavam cumprir outras normas da lei, guardar certos dias, com regras do tipo “você não pode fazer nada nesse dia se você fizer alguma coisa nesse dia você não será salvo”.

Paulo, de modo indireto, diz que estavam se apegando a isso tudo para serem salvos. 

BANNER EBOOK EVANGELISMO HORIZONTAL

Aparência não é essência

Veja tudo isso é bobagem, tudo isso tem aparência de uma religiosidade madura. Você vê todos aqueles aparatos, aquelas cerimônias, aqueles gestos, aquelas práticas, então  você diz:  “Oh que religião forte, que religião bonita, que religião séria”.

A mensagem de Gálatas 3 é a mensagem extremamente urgente para hoje.Porque as pessoas continuam sendo fascinadas por cerimônias, por normas, por rituais.

Vamos orar diante de um castiçal, vamos trazer a arca da aliança, vamos trazer a arca da aliança para o público no ritual maravilhoso, vamos orar na montanha todos juntos ali com vestes brancas.

Um terrível pecador pode ser salvo?

A bíblia é repleta de exemplos de terríveis pecadores que foram salvos, mesmo no Antigo Testamento.

Raabe, uma prostituta, foi mãe de Boaz, da linhagem de Davi e de Jesus.

Uma mulher, pecadora, que pela fé foi salva.

Pela fé a prostituta Raabe, por ter acolhido os espiões, não foi morta com os que haviam sido desobedientes.

Hebreus 11:31

O exemplo de Paulo

Paulo o pior dos pecadores

Paulo se auto intitula “o pior dos pecadores”.

Esta afirmação é fiel e digna de toda aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior.

1 Timóteo 1:15

Você pode perguntar, mas Paulo? Como assim!

Paulo fala que ele era o principal dos pecadores, pois ele perseguiu a igreja de Deus. E isso de forma tão cruel. Veja, que no caminho de Damasco tudo mudou.

E Saulo, ainda assoprando ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, foi ao chefe dos sacerdotes.

E pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, para que se achasse alguns deste caminho, tanto homens como mulheres, ele [os] trouxesse presos a Jerusalém.

E indo, aconteceu que chegando perto de Damasco, repentinamente brilhou ao redor dele uma luz do céu.

E caindo em terra, ouviu uma voz lhe dizendo: Saulo, Saulo, por que me persegues?

E ele disse: Quem és, Senhor?E ele [disse] : Eu sou Jesus, a quem tu persegues.

mas levanta-te , e entra na cidade; e [ali] te será dito o que deves fazer.

Atos 9:1-6

BANNER EBOOK EVANGELISMO HORIZONTAL

Um terrível pecador que aceita a Jesus e é transformado

O tamanho da graça e da misericórdia de Deus é enorme, que transforma Saulo em Paulo, um apóstolo de Cristo.

Ananias foi, e entrou na casa; e pondo as mãos sobre ele, disse: Irmão Saulo, o Senhor, [que é] Jesus, aquele que apareceu a ti no caminho, me enviou para que tu voltes a ver, e sejas cheio do Espírito Santo.

E logo lhe caíram como que escamas dos olhos, e imediatamente voltou a ver; e levantando-se, foi batizado.

E ao comer, ele se fortaleceu. E Saulo ficou alguns dias com os discípulos [que estavam] em Damasco.

E logo nas sinagogas pregava a Cristo, [dizendo] que aquele era o Filho de Deus.

E todos os que o ouviam ficavam admirados, e diziam: Não é este aquele que em Jerusalém tentava destruir aos que invocavam este nome? E [não foi] para isso [que] ele veio aqui, para os levar presos aos chefes dos sacerdotes?

Mas Saulo se esforçava muito mais, e confundia aos judeus que habitavam em Damasco, provando que aquele era o Cristo.

Atos 9:17-22

Eu não tenho mais jeito?

Talvez você diga assim: “Eu não tenho mais jeito, o que eu já fiz, o que eu já apronte, eu não tenho mais remédio!  Deus não vai me perdoar diante da minha história! Deus não vai me salvar nunca!”

Aí você olha para histórias como a de Paulo de Tarso, de Raabe, do ladrão crucificado ao lado de Cristo.

A manifestação da graça de Deus

Você não pode duvidar do tamanho da graça de Deus. Ela se manifesta a todos os pecadores, sim pois todos o são.

A graça de Deus se manifestou a Raabe, uma mulher, uma prostituta. Se manifestou a Saulo, um perseguidor.

Veja, que por maior que seja sua culpa, e o que você intitula como pecador, o amor e a graça de Deus são maiores.

A manifestação da graça na vida de Paulo depois aceitar Jesus

A história de Paulo sozinha desmente esse pensamento errado. Ele também se achava o pior pecador, e quando teve um encontro com Jesus, ele literalmente caiu do cavalo e foi transformado pelo poder de Deus, com a ajuda de outros cristãos.

O fato principal e histórico, que se estende a qualquer pecador, é o seguinte:  Se Deus estendeu a sua graça e salvou quem estava, no ponto de vista de Paulo, como o pior pecador, Ele pode estender a sua graça também e salvar você, mesmo que esteja em segundo lugar na fila dos pecadores.

Assim, tudo que eu já fiz, todas as minhas maldades, toda minha incredulidade, toda minha perversidade, foi perdoado.

BANNER EBOOK EVANGELISMO HORIZONTAL

Pecados escarlates são perdoados

E veja, não sou eu quem digo, mas os exemplos, e a palavra de Deus em Isaías 1:18-20

Vinde, então, e façamos as contas,diz o SENHOR: ainda que vossos pecados sejam como a escarlate, eles ficarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, eles se tornarão como a lã.

Se quiserdes e ouvirdes, comereis o que é bom da terra.

Porém se recusardes e fordes rebeldes, sereis devorados pela espada;pois [foi assim que] a boca do SENHOR falou.

Basta aceitar a Jesus. É uma decisão pessoal e de transformação!

A transformação do pecador após aceitar Jesus

Paulo, no caminho de Damasco, se prostrou aos pés do Senhor e passou a servi-lo, e amá-lo, e a viver para o Senhor.

Esse é o verdadeiro indício de aceitar a Jesus, a transformação! E qualquer coisa diferente disso é apenas aparência.

Assim como Paulo, antes Saulo, confessou a Jesus, mesmo que o pecador esteja no pecado mais escarlate, ele pôde ser transformado.

O caminho de Damasco, representa o lugar do encontro com Deus. E pode ser qualquer lugar.

É onde o processo real de aceitar a Jesus começa. Onde o pecador diz: “Jesus agora é meu redentor, Senhor e Mestre”

Vi a Deus face a face, e foi livrada minha alma. Gênesis 32:30

Se você ainda não passou por este processo de transformação, é hora de ter um real encontro com Deus, no seu caminho de Damasco. Talvez você também tenha que cair do cavalo, talvez não, mas a hora é agora.

Permita-se ser transformado pela graça, amor, misericórdia de Deus. Assim você viverá o melhor para a sua vida, dentro da boa, perfeita e agradável vontade de Deus.

Para mais estudos bíblicos clique aqui: Estudos Bíblicos.

Se quiser se aprofundar e aprender como evangelizar, tenho um brinde especial para você.

Faça o download do nosso ebook de evangelismo gratuito. Você também receberá várias dicas e materiais no seu email.

Quer saber O que é Evangelismo? E os Tipos de Evangelismo, clique no link.

Fica meu forte abraço. Deus abençoe a sua vida.

O tempo é agora. O agente é você. Evangelize já.

Lidia Stateri


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *